sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hallöchen!

Quarta começaram as aulas de alemão, fomos divididos em três turmas de acordo com as pontuações nos certificados. Achei ruim o fato de não ter tido um teste de nivelamento, já que o pessoal dos outros países trouxeram certificados diferentes, e nós tivemos que fazer quele horroroso Test OnDaf no Brasil, que na minha opinião é estranho demais, parece mais um teste de lógica do que de conhecimento.

Apesar disso, as aulas são legais, a professora é ótima e a comida do refeitório é até que muito boa! Isso compensa o chafé que se toma aqui. Mas sinto falta de um feijão com arroz, de uma carne de boi bem preparada, de pão-de-queijo, e principalmente de um café decente.

Estou só há dez dias aqui, e já sinto saudade de casa. Mas acho que vai passar super rápido; esses três dias de aula foram tão corridos que nem percebi o tempo passar! Ontem mesmo foi de matar. Já chegamos um ou dois minutos atrasados, pois não lembrávamos direito o caminho, o que rendeu uma chamada de atenção a algumas pessoas das outras turmas (ainda bem que a minha professora é compreensiva hehehehe). Tivemos aula até 12h30, almoçamos e fomos para dois seminários obrigatórios que tem toda terça e quinta, sempre um sobre Green City e o outro sobre a cultura da região. Foi muito interessante, pena que eu estava cansada demais e não conseguir estar presente de espírito em todos os momentos, hehehe. Freiburg tem o título de Green City, pois as pessoas e mesmo a estrutura de governo da cidade têm uma cosnciência ecológica muito grande. E descobri também que o condomínio de repúblicas onde eu moro, o Vauban, é muito famoso nesse aspecto. Tudo aqui é sustentado por energia solar, todo o lixo é separado, é tudo feito com a intenção de não haver desperdício.

Esta é a foto de uma partezinha do "condomínio". Eu moro naquela parte vermelha entre os prédios. A foto não está nada legal, eu juro que outra hora tiro uma melhor!!

Enfim, a aula foi até 17:30 da noite (porque aqui já está completamente escuro nesse horário), e depois ainda teve um tour por 3 bares da cidade. Só que eu e mais três meninas fomos procurar uma bota para uma delas, a Sofia, e eu e a Gabriele acabamos nos esquecendo do tempo numa loja de roupas boas e em conta. Mulher é fogo... Hahaha. No fim, conseguimos encontrar o pessoal e conhecemos o segundo bar, foi divertido. Depois disso, eu e as brasileiras do Vouban demos um pulo na casa do Abel (o "Vergessen" da foto do post anterior, que também mora no Vauban) e depois eu ainda fui na casa da Sofia estudar com ela. Mas quem disse duas gurias conseguem estudar juntas?? No fim, era quase meia-noite quando eu cheguei em casa. Que canseira!

Hoje temos finalmente uma tarde livre; é por isso inclusive que estou escrevendo aqui. Amanhã temos excursão para a Schwarzwald, a Floresta Negra, e talvez domingo vamos para Basel. Assim que eu conseguir, atualizo com fotos decentes!


Grüsse aus Freiburg!

Um comentário: